Artigos

Todo mês estaremos disponibilizando um novo artigo sobre um assunto de interesse referente a alergia.

04/04/2024
METAPROGRAMA – UM SISTEMA INVISÍVIL QUE FUNCIONA
Os metaprogramas funcionam o tempo todo, nem sempre percebemos, mas somos avaliados pelos os outros, sem dizer nenhuma palavra. Vou contar do jeito que percebi como funcionam. Irei escrever somente três. Embora existam muitos.

06/11/2023
MICOSE SUPERFICIAL
As infecções fúngicas ou micose que afetam o homem podem ser superficiais ou profundas. Trataremos algumas das superficiais que acometem a pele, mucosas, cabelos e unhas. Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses

01/07/2019
EPIGENÉTICA E ALERGIA
Chamamos de doenças genéticas aquelas em que ocorre alteração no DNA da pessoa, são de caráter hereditário, isto é, passadas de pai para filho. Geralmente estas mutações podem ocorrer ao longo de muitas e muitas gerações.

04/04/2017
PROBLEMAS E SOLUÇÕES - DOIS
O que afinal o médico trata? Na minha opinião o médico ainda trata as pessoas e não exames. Uma história clínica bem feita ajuda no diagnóstico e desta maneira utilizar outros recursos quando for necessário.

08/03/2017
PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Existe teste alérgicos para todas as substâncias? É muito comum os clientes virem ao meu consultório com esta ideia na cabeça. Infelizmente a resposta é não.

02/10/2014
AS TENDÊNCIAS PARA O TRATAMENTO DAS ALERGIAS
Para entender o futuro, ás vezes, temos que voltar ao passado. Os extratos alêrgênicos da decada de 70 eram feitos de materiais crus, de forma bruta colhidos nas residências. Para fazer a vacina evitava a poeira de residências que tinham animais ou pássar

01/09/2014
EXISTE PREVENÇÃO PARA AS ALERGIAS?
Esta é uma pergunta muito comum feita pelos pais. Os cientistas médicos tem estudado uma forma de reduzir a resposta imune infantil para evitar o risco de sensibilização ao alérgeno

01/07/2014
LIDANDO COM AS ALERGIAS
diagnóstico preciso do(s) alergeno(s) responsável(is) pela doença alérgica permite selecionar as terapias alérgeno-especifica(s), bem como evitar os alérgenos e usar a terapia mais adequada para um dado paciente.

02/06/2014
PESQUISA DOS ANTICORPOS IgE ESPECÍFICO
O diagnóstico preciso da doença alérgica é feito pela história, sinais e sintomas mais os testes alérgico para identificar os alérgenos causadores da alergia. Uma vez feito isto, determina o tratamento mais adequado ao paciente.

15/05/2014
PONTOS IMPORTANTES PARA O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS ALÉRGICAS
A Clínica de Alergia Respiratória coloca ao(s) alérgico(s) e seus familiares uma orientação para que os ajude entender, e assim, procurar o auxílio mais adequado a cada caso.

02/05/2014
REAÇÕES ALÉRGICAS A MEDICAMENTOS UMA VISÃO GERAL
A reação adversa aos medicamentos é muito comum e cada vez mais frequente. Cada um de nós reage de maneira diferente ao mesmo remédio.

03/09/2013
SINDROME DE ADAPTAÇÃO GERAL
Caro leitor continuamos nessa área complicada e fascinante, para entender como nosso sistema nervoso funciona como desencadeador das alergias e de tudo mais o que acontece conosco, de bom ou de ruim.

02/08/2013
ESTRESSE, SISTEMA IMUNE E ALERGIA
Vamos falar um pouquinho de fisiologia para entender como o estresse ocorre. O cérebro foi originalmente criado para lidar com situações potencialmente grave como enfrentar um animal selvagem.

01/02/2013
TESTE ALÉRGICO: O INÍCIO DA SOLUÇÃO
Um teste combinado com o conhecimento do seu alergista pode fornecer informações preciosas de sua alergia. Lembrando que o teste alérgico deve sempre ser feito após a história clínica de sua alergia

02/01/2013
IDES: REAÇÃO ALÉRGICA Á FUNGOS A DISTÂNCIA
Os fungos podem infectar qualquer parte do corpo e os fungos que infeccionam a pele são muito difíceis de serem eliminados e com o tempo (geralmente anos) começam a manifestar como reações alérgicas.

02/12/2010
DISFUNÇÃO DOS CORNETOS
Todas as pessoas têm disfunção dos cornetos em algum momento da vida. Os sintomas da disfunção dos cornetos variam desde o congestionamento leve até a obstrução nasal total.

04/01/2010
TRATAMENTO DE ALERGIA RESPIRATÓRIA - 3/3
A imunoterapia é o tratamento preventivo para impedir as reações alérgicas provocadas por substâncias como ácaros da poeira caseira, emanações de bicho de estimação, fungos-do-ar, polens, veneno de abelha,formiga lava-pés...

02/12/2009
TRATAMENTO DA ALERGIA RESPIRATORIA 2/3
Por alergia, entendem-se as repostas imunes indesejadas contra substâncias que venceram as barreiras como, os epitélios, as mucosas e as enzimas. A resposta imune pode levar a diferentes quadros patológicos, sendo nocivas aos organismos acometidos.

02/11/2009
TRATAMENTO DE ALERGIA RESPIRATÓRIA - 1/3
O sistema imune tem a importante tarefa de proteger e defender o nosso organismo dos agentes patológicos externos e toxinas, além de distinguir o que é perigoso do que não é. Ter a capacidade de reconhecer o que é do próprio do organismo do que não é.

05/01/2009
CANDIDIASE VAGINAL
A candidiase vaginal é a causa mais freqüente de infecções genitais e é bastante característica. A infecção se apresenta como um corrimento genital branco de aspecto grumoso, coceira ou ardor genital e dor a micção.

28/11/2007
PRÉ-CONDIÇÃO PARA CURAR UMA DOENÇA ALÉRGICA OU NÃO
A unidade funcional do ser humano é o sistema mente/corpo, e cada um tem sua própria sabedoria. O poder de cura de seu organismo é parte de você, ou seja, a consciência usa o corpo como um instrumento para expressar seus propósitos e individualidade.

01/08/2007
O SISTEMA IMUNE E AS ALERGIAS
O sistema imune tem a tarefa de proteger e defender o nosso organismo dos agentes patológicos externos e toxinas, além de distinguir o que é perigoso do que não é.