Artigos

Todo mês estaremos disponibilizando um novo artigo sobre um assunto de interesse referente a alergia.

15/04/2024
RINITE ALÉRGICA - É BOM RESPIRAR PELO NARIZ
Rinite alérgica é uma inflamação das mucosas do nariz, provocadas por substâncias inalantes como os alérgenos ou irritantes.

04/01/2021
EPIGENÉTICA - RINITE VASOMOTORA
A rinite vasomotora é uma inflamação das membranas no interior do nariz, produzindo sintomas com uma predominância da congestão nasal nariz entupido, coriza aquosa, poucos espirros, pigarro na garganta e coceira de nariz.

01/12/2020
EPIGENÉTICA - RINITE ALÉRGICA
Hoje vou abrir um assunto que considero muito importante, as causas EPIGÉTICAS que provocam mais doenças do que as de causa GENÉTICA. Até onde sei as doenças de causa genética são consideradas cristalizadas, ou seja, clinicamente não tem cura.

03/08/2020
RINITE VASOMOTORA (RVM)
Perguntas e Respostas

02/07/2020
RINITE ALÉRGICA - RESFRIADO QUE NUNCA ACABA
A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal. Os principais sintomas são coriza aquosa ou cor de clara de ovo, espirros em salva, coceira de nariz, garganta, olhos (vermelhidão) e ouvidos.

03/02/2020
RINITE ALÉRGICA VS RINITE VASOMOTORA
Qual a diferença principal entre rinite alérgica e rinite vasomotora (RMV)? A rinite alérgica tem teste(s) alérgico(s) positivo(s) enquanto a vasomotora não.

02/10/2019
TRATAMENTO COM MEDICAMENTOS - CRISES
tratamento de asma e rinite alérgica é feito com medicamentos para impedir ou combater as crises.

02/10/2019
INCIDÊNCIA DA RINITE ALÉRGICA
Nos dias atuais a incidência da rinite varia de 25-30% nas crianças e adolescentes (dados da ASBAI). No Brasil estima-se que existam entre 55.000.000 - 66.000.000 de pessoas afetadas

01/07/2019
RINITE VASOMOTORA TEM CURA?
O tratamento da rinite vasomotora é feito da seguinte maneira: uma história detalhada da patologia, os interferentes (substâncias que prejudicam o portador), testes alérgicos (adaptados para todo o Norte do Paraná).

14/05/2019
RINITE ALÉRGICA TEM CURA?
Quem acompanha no meu site, agora tenho a honra de comunicar e quebrar a grande barreira do não tem cura. Isto é que todos ouvem quando alguém tem rinite alergia, pois bem agora tem.

13/02/2019
ALERGIA RESPIRATÓRIA TÊM CURA, TEM!
Quem acompanha meu site, agora tenho a honra de comunicar e quebrar a grande barreira do não tem cura. Isto é que todos ouvem quando se tem asma brônquica, rinite alergia, rinite vasomotora (este é pior) e dermatite atópica, pois bem agora tem.

05/04/2018
ALERGIA TEM CURA?
Quando eu era acadêmico de Medicina e depois como médico sempre ouvi dizer que alergia tem tratamento mas não cura. Esta crença ainda permanecerá durante muitos anos, embora na minha opinião alergia tem tratamento e cura.

13/08/2015
SINUSITE ALÉRGICA
Na sinusite, os sintomas mais frequentes são congestão nasal, pressão facial, tosse e secreção nasal espessa. As cavidades ocas da face (seios da face), localizados nas maçãs do rosto, ao redor dos olhos e atrás do nariz.

02/06/2015
ALERGIA AOS BICHOS DE ESTIMAÇÃO (PETS)
Muitas famílias tem animais de estimação em casa, a maioria deste animais são cães e gatos. Muitos donos tem rinite alérgica devido aos seus animais.

04/05/2015
ALÉRGENOS DENTRO DE CASA
No mundo todo, as crises de asma e rinite alérgica podem ocorrer durante o ano todo, os sintomas são desencadeados pelos alérgenos.

01/04/2015
ALERGIA A FUNGOS DO AR
Os minúsculos esporos dos fungos flutuam pelo ar. Gostam de ambientes úmidos e precisam de quatro coisas para crescer: alimento, ar, temperatura e umidade. Os mofos podem ser encontrados ao ar livre, nas casas ou em qualquer edifício.

31/01/2014
RINITE VASOMOTORA E RINITE ALÉRGICA
Os dois tipos de rinite são clinicamente muito parecidas, porém as causas e os tratamentos são diferentes. O que diferencia uma da outra é que a rinite alérgica apresenta teste alérgico cutâneo positivo e a vasomotora não.

01/10/2013
Existe teste alérgico para tudo?
Meu caro leitor, esta pergunta sempre me fazem. Existe teste alérgico para todas as substâncias? A resposta para está pergunta é NÃO.

02/07/2013
ALERGIAS E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS
Meu caro leitor, vamos entrar numa área complicada, as pessoas acham que seus problemas emocionais interferem na sua alergia. Esta é uma área fácil de ser acusada de ser responsável pela alergia

06/05/2013
SINUSITE AGUDA E CRÔNICA, SOLUÇÕES
As cavidades paranasais (seios nasais) são espaços cheios de ar no crânio, quando saudáveis são revestidos por membranas mucosas e não contém nenhum agente infectante.

02/04/2013
QUAL A CAUSA DA RINITE?
A ideia aqui é traçar um panorama para que o leitor interessado tenha uma ideia do que causa estas doenças e como procurar ajuda para resolvê-las.

28/09/2012
TRATAMENTO DAS CRISES E DA(S) CAUSA(S) RINITE ALÉRGICA E NÃO-ALÉRGICA
A rinite alérgica e a não-alérgica tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante e perda de produtividade (faltas à escola e ao trabalho).

06/06/2012
RINITE ALÉRGICA E NÃO-ALÉRGICA
A rinite alérgica e a não-alérgica tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante, perda de produtividade (faltas à escola e ao trabalho).

02/03/2011
GRANULOMATOSE ALÉRGICA (SÍNDROME DE CHURG-STRAUSS)
O tratamento das rinites é considerado um desafio, pois além do processo alérgico existem os fatores não-alérgicos. A rinite tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante e perda de produtividade.

03/02/2011
SINUSITE FUNGICA ALÉRGICA (SFA)
A SFA vem sendo reconhecida como uma importante causa de rinossinusite crônica e existe no meio médico uma grande preocupação com essa doença.

03/01/2011
GRAVIDADE DAS RINITES
Rinite alérgica perene ocorre durante todo o ano e a rinite alérgica sazonal ocorre durante a época de floração de uma planta na qual a pessoa é sensível. Nesta estação, as plantas liberam de seus polens com a finalidade de reprodução.

01/11/2010
POLIPOSE NASAL
Pólipo nasal ou carne esponjosa como é popularmente conhecida. Pode prejudicar a qualidade de vida da pessoa mais do que a rinite alérgica. Os pólipos nasais são moles, gelatinosos e crescem dentro do revestimento dos seios da face e do nariz.

01/10/2010
RINITE ALÉRGICA NA CRIANÇA
A rinite alérgica (RA) é uma doença comum, o seu impacto na qualidade de vida da criança é importante e deve ser levado em consideração.

01/09/2010
RINITE-NÃO ALERGICA
A rinite não-alérgica é uma síndrome resultante da inflamação nasal provocada por diversas substâncias ou doenças. Esta síndrome é diferente da rinite alérgica que é mediada por anticorpos da alergia (IgE).

02/08/2010
RINITES: AVALIAÇÃO CLINICA
O tratamento das rinites é considerado um desafio, pois além do processo alérgico existem as causas não-alérgicas. A rinite tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante.

01/07/2010
RINITE ALÉRGICA: ALÉRGENOS E POLUIÇÃO
O tratamento das rinites é considerado um desafio, pois além do processo alérgico existe as causas não-alérgicas. A rinite tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante, perda de produtividade.

01/06/2010
TRATAMENTO DAS RINITES
O tratamento das rinites é considerado um desafio, pois além do processo alérgico existem as causas não-alérgicas. A rinite tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante, perda de produtividade (faltas à escola e ao trabalho).

01/04/2010
CONTROLE PARA DIMINUIR A EXPOSIÇÃO POLENS E FUNGOS-DO-AR
Uma pessoa sensível a polens e/ou a fungos-do-ar pode amenizar os sintomas da sua alergia. Lembrando que os polens tanto quanto os fungos-do-ar podem estar presentes no ar que respiramos, e assim, infernizar a vida da pessoa sensível.

01/02/2010
MÉTODOS DIAGNÓSTICOS EM ALERGIA
A história e a avaliação clínica de uma alergia são importantes, pois com os dados obtidos ajudam o médico a tomar uma melhor decisão. Os antecedentes familiares e pessoais são úteis quando temos pela frente uma condição genética.

03/08/2009
ÁCAROS - FONTES DE ALERGIZAÇÃO
Os alérgenos mais freqüentemente encontrados em nosso meio são os ácaros e eles são responsáveis pelas crises de asma e rinite alérgica. Os ácaros têm uma intima relação conosco, ou seja, vivem em nossa cama, em nosso travesseiro e em nossas cobertas.

27/07/2009
GRIPE SUÍNA E OUTRAS VIROSES AGUDAS
A gripe suína está se espalhando numa velocidade muito grande e chegará a nós rapidamente. A Clínica de Alergia Respiratória coloca a sua disposição o tratamento com as técnicas do BodyTalk.

02/07/2008
ALTERAÇÕES DENTÁRIAS PROVOCADA PELA RINITE
As crianças portadoras de rinite alérgica são sérias candidatas a usar aparelho nos dentes para corrigi-los. Lembrando que a mucosa nasal não tem efeito direto sobre a dentição, e sim à obstrução nasal (nariz entupido).

07/03/2008
RESFRIADO QUE NUNCA ACABA
Resfriado que nunca acaba é na maioria dos casos a RINITE ALÉRGICA. Doença comum que afeta tanto criança como adulto, geralmente confunde-se com gripe ou resfriado.

25/01/2008
POLINOSE: QUANDO AS FLORES PROVOCAM ALERGIA - PARTE 1/2
A polinose geralmente se manifesta com crises de rinoconjuntivite e/ou de asma, ambas apresentam características de ocorrerem durante o período de floração da planta da qual a pessoa é sensível.

25/01/2008
POLINOSE: QUANDO AS FLORES PROVOCAM ALERGIA - PARTE 2/2
A rinite alérgica provocada por polens caracteriza-se por coceira ocular, olhos vermelhos e lacrimejantes, muitos espirros, coriza aquosa, coceira do céu da boca e garganta, ausência ou presença de nariz entupido (obstrução nasal).

30/11/2007
AMÍDALAS & ADENÓIDES E ALERGIA RESPIRATÓRIA
O sistema imune protege nosso organismo das agressões do ambiente externo tais como, infecções por bactérias ou fungos e das substâncias estranhas.

19/10/2006
ALERGIA EM CRIANÇAS
Estima-se que 30 milhões de brasileiros tenham algum tipo de alergia, Em muitos indivíduos essas alergias surgem na infância, quando geralmente elas cursam como doenças crônicas

12/05/2006
ALERGIA RESPIRATÓRIA - POEIRA DOMICILIAR - Peguntas e Respostas
A poeira domiciliar desencadeia crises de coriza aquosa, nariz entupido, coceira de nariz, lacrimejamento dos olhos e espirros no sofredor alérgico.

20/04/2006
SINUSITE
Estima-se que 30 milhões de brasileiros são afetados a cada ano pela sinusite. A sinusite é uma infecção ou uma inflamação dos seios da face.

14/03/2006
ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS NA RINITE ALÉRGICA
Espirrar, nariz entupido, coriza aquosa e lacrimejar os olhos não são sintomas exclusivos da rinite alérgica. Da mesma forma, os sofredores de rinite dizem ter sonolência, falta de concentração ou esquecimento de fatos.

06/03/2006
PLANEJAMENTO DO TRATAMENTO DA RINITE ALÉRGICA
As alergias do trato respiratório são cada vez mais freqüentes. Em média 10% dos brasileiros sofrem de alergias, número que chega a 15% entre crianças e adolescentes.

06/03/2006
RECOMENDAÇÕES AOS PACIENTES COM RINITE ALÉRGICA
Estas informações são importantes para as pessoas com manifestações de rinite alérgica, que geralmente costumam ter os sintomas agravados quando em contato com substâncias alergênicas e/ou irritantes.