Artigos

Todo mês estaremos disponibilizando um novo artigo sobre um assunto de interesse referente a alergia.

13/02/2024
ASMA – TRATE A CAUSA, RESPIRE LIVREMENTE
Das doenças respiratórias crônicas a asma é uma das mais importantes pelo número de pessoas afetadas e dependendo da gravidade pode levar a morte. A asma é uma doença inflamatória, geralmente de natureza alérgica que afeta os brônquios.

03/09/2020
ALERGIA - CUIDADOS
Quais os cuidados com a limpeza de casa ou produtos devemos evitar no dia-a-dia?

02/04/2020
ASMA BRÔNQUICA - PERGUNTAS E RESPOSTA
A asma e uma doenc'a das vias aereas pulmonares caracterizada por obstruc'ao reversivel do fluxo respiratorio causado por inflamac'ao cronica dos bronquios.

02/03/2020
MORTE POR CRISE DE ASMA AGUDA
Segundo dados do Ministério da Saúde, todos os anos, cerca de 350 mil pessoas são internadas por causa da asma, sendo essa a terceira ou quarta causa de hospitalização pelo SUS.

29/11/2019
CAUSAS DA TOSSE
A tosse é um reflexo vital para nossa sobrevivência, os motivos da tosse são vários, infecções vias aéreas (gripe, esfriado), inalação de gases irritantes e corpo estranho.

01/11/2019
MORTE POR CRISE DE ASMA AGUDA
A morte de Fernanda Young por crise de asma reforça o alerta dos cuidados com á asma. Segundo dados do Ministério da Saúde, todos os anos, cerca de 350 mil pessoas são internadas por causa da asma

02/09/2019
ASMA BRÔNQUICA
A asma é uma doença inflamatória, geralmente de natureza alérgica que afeta os brônquios. Diversos estímulos podem desencadear crises de "chio de peito", sua denominação popular é bronquite ou bronquite asmática.

02/08/2019
TOSSE AGUDA E CRÔNICA
Qual é finalidade da tosse? A tosse é um processo natural do corpo que ajuda a manter as vias aéreas permeáveis, ou seja, livres de agentes irritantes e partículas.

14/05/2019
ASMA BRÔNQUICA TEM CURA?
Quem me acompanha no meu site, agora tenho a honra de comunicar você a quebra do grande paradigma do não tem cura. Isto é que todos ouvem quando se tem asma brônquica, pois bem agora tem.

05/03/2014
ASMA, BRONQUITE AGUDA E CRÔNICA E TUBERCULOSE
Neste grupo de doenças, ás vezes, muitas vezes confundidos entre si. Doenças distintas necessitam de cuidados e tratamentos diferentes, específicos.

01/07/2008
CHIADO NO PEITO SIGNIFICA ASMA?
Todos os anos principalmente durante o período outono-inverno, o número de crianças que apresentam chiado de peito é grande.

07/03/2008
CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS NO MANEJO DA ASMA
Considerações especiais são necessárias no manejo da asma em relação

28/11/2007
PROGRAMA PARA CONTROLAR A ASMA
O cuidado apropriado com a asma pode ajudar o paciente a prevenir a maior parte das crises, a ficar livre de sintomas problemáticos diurnos e noturnos e a manter-se fisicamente ativo.

01/08/2007
PROGRAMA PARA CONTROLAR A ASMA
O cuidado apropriado com a asma pode ajudar o paciente a prevenir a maior parte das crises, a ficar livre de sintomas problemáticos diurnos e noturnos e a manter-se fisicamente ativo.

01/08/2007
CLASSIFIQUE A GRAVIDADE DE SUA ASMA
Classificar a asma como intermitente, persistente leve, persistente moderada ou persistente grave com base na avaliação combinada dos sintomas e da função pulmonar.

12/06/2007
O QUE SE SABE SOBRE A ASMA?
Infelizmente... a asma é uma das doenças crônicas mais comuns em todo mundo, cuja prevalência está aumentando (aproximadamente 300 milhões de pessoas), especialmente entre as crianças.

12/06/2007
DIAGNÓSTICO DA ASMA - ISSO É ASMA?
O artigo é parte do MANUAL DE BOLSO PARA MANEJO E PREVENÇÃO DA ASMA publicada pela GLOBAL INITIATIVE FOR ASTHMA (GINA). Para maiores informações acesse o website da GINA em www.ginasthma.org

03/04/2007
TESTE ALÉRGICO CUTÂNEO - LEITURA IMEDIATA
Quando alguém é alérgico, ele o é por inteiro, porém a alergia se manifesta num órgão de choque, ou seja, ela pode afetar os pulmões (asma), o nariz (rinite), a pele (urticária)...

01/03/2007
AVALIAÇÃO DO FLUXO PULMONAR: ESPIROMETRIA
O espirômetro é um equipamento que serve para medir o ar que entra e sai dos pulmões. A espirometria pode ser feita durante a respiração

29/01/2007
ORIENTAÇÃO PARA AVALIAÇÃO ESPIROMÉTRICA
A avaliação respiratória por meio da espirometria é um método prático para medir as funções respiratórias.

04/12/2006
TOSSE CRÔNICA: ADULTO NÃO-FUMANTE
Muitas doenças são responsáveis por quadros de tosse; portanto, é muito importante diferenciar tosse aguda de tosse crônica...

19/10/2006
TOSSE CRÔNICA NA CRIANÇA
O corpo humano, como organismo vivo, tem vários mecanismos fisiológicos de proteção. A tosse, que é um deles, é fundamental...

11/07/2006
AS CRISES DE ASMA PODERÃO AFETAR MEU BEBÊ
As crises de asma estão entre os problemas que potencialmente podem complicar a evolução normal da gravidez. É sempre bom lembrar que as grávidas podem apresentar rinite alérgica...

05/06/2006
EVOLUÇÃO DA ASMA DURANTE A GRAVIDEZ
A asma, que afeta 7% das grávidas, é uma doença comum que potencialmente pode complicar, mas, quando é bem controlada, não representa risco significativo para mãe e feto.

12/05/2006
ALERGIA RESPIRATÓRIA A BICHOS DE ESTIMAÇÃO
Milhões de famílias brasileiras adoram ter animais de estimação dentro de casa, principalmente cães e gatos. Os bichos de estimação servem de companhia

12/05/2006
ASMA: MEDICAÇÃO BRONCODILATADORA
No Brasil, aproximadamente 30 milhões de pessoas sofrem com a asma. E viver com uma doença crônica é muito difícil! Muitos asmáticos muitas vezes ficam impedidos de praticar atividades

12/05/2006
ALERGIA RESPIRATÓRIA - POEIRA DOMICILIAR - Peguntas e Respostas
A poeira domiciliar desencadeia crises de coriza aquosa, nariz entupido, coceira de nariz, lacrimejamento dos olhos e espirros no sofredor alérgico.

12/05/2006
EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA ALÉRGICOS E ASMÁTICOS
Os exercícios físicos estimulam o organismo inteiro, pois somos constituídos de ossos, músculos, tendões, coração, pulmões...

20/04/2006
ASMÁTICO COM VARICELA - MEU FILHO CORRE RISCOS
A varicela (catapora) é uma virose que acomete principalmente as crianças e mais raramente os adultos jovens. As crianças que pegam a virose têm febre alta e passam mal durante vários dias.

31/03/2006
ASMA OCUPACIONAL
Muitas pessoas desenvolvem crises de chiado de peito, falta de ar, aperto no peito e tosse no local do trabalho. Se isso estiver acontecendo com você, pode haver a possibilidade de uma asma ocupacional.

14/03/2006
CLASSIFICAÇÃO DA ASMA - ENTENDA SUA CONDIÇÃO CLÍNICA
Informações importantes para quem tem asma. Os objetivos destas informações são facilitar sua vida e torná-la melhor; uma vida mais livre dos sintomas.

06/03/2006
PLANEJAMENTO DO TRATAMENTO DA ASMA BRÔNQUICA
O estudo do sistema imune (proteção) surgiu no início do século 20, com futuro muito promissor, mas isto não se confirmou de imediato.

06/03/2006
RECOMENDAÇÕES AOS PACIENTES COM ASMA ALÉRGICA
Estas informações são importantes para as pessoas com manifestações alérgicas dos pulmões e do aparelho respiratório, que geralmente costumam ter os sintomas agravados quando em contato com substâncias alergênicas e/ou irritantes.